segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

As dúvidas dos motores Euro 5



Cada dia que passa estamos mais perto de ver caminhões com motores adequados as normas Euro 5 rodando pelo Brasil.
O novos motores tem um tanque de combustível pequeno para armazenar o grande X da questão, o Arla 32 que é um reagente com 32,5% de uréia de alta pureza em água desmineralizada que é transparente e não tóxico. O Arla 32 é injetado no catalisador para reduzi quimicamente as emissões de nitrogênio. Os caminhões irão consumir 5 litros do reagente para 100 de Diesel.
Mas ainda restam muitas dúvidas.
Como será vendido o Arla 32, qual o tamanho da embalagem?
Vou encontrar o novo diesel S50 em qualquer posto no começo de 2012?
Vai encarecer o frete, vão priorizar caminhões mais antigos pela economia?
Qual o preço do Arla 32?
O Arla 32 será vendido em vários tamanhos de embalagens, galão de 20l, tambor de 200l, IBC de 1.200l e a granel, mas ainda resta dúvidas se será apenas postos de combustíveis que poderão comprar em grandes quantidades ou transportadores também.
A Petrobrás está garantindo que em 2012 pelo menos um posto a 100km do outro vai ter o novo Diesel  S50, com menor teor de enxofre, mas está difícil de acreditar, já que os postos vão ter que adicionar um tanque novo para o combustível e poucos postos estão em obras. Ou seja no começo vai ser difícil abastecer seu caminhão com o Diesel S50.
Sobre o frete, só o tempo dirá :), mas acredito que empresas sérias e comprometidas com o meio-ambiente vão priorizar o caminhão 2012 por ser até 80% menos poluente.
Ai você deve estar pesando que o Brasileiro vai dar um jeito de economizar, "é só deixar o tanque de Arla 32 vazio e deixar o caminhão poluir" mas eles pensaram nos espertinhos, se a emissões saírem do padrão existe um sensor que verifica isso e corta a injeção do motor deixando ele fraco ou até o desligando.
Sobre o preço do Arla 32, muitos falam no mesmo valor do litro do Diesel, mas ainda não é nada confirmado.
A um outra mudança por parte dos implementadores, por tomar uma espaço novo o tanque e o catalisador, muitas empresas estão adaptando seus guindastes, tomadas de força, 4 eixo e outros acessórios que irão "colidir" com as mudanças do Euro 5.
Uma coisa é sabida a fumaça soltada pelos novos caminhões vai ser muito mais tolerável por ser 80% menos poluente e isso é bom para todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário